Aguarde, carregando...
Cirurgia geral é uma especialidade médica diversa, dedicada ao tratamento de enfermidades e doenças, ou mesmo a correções e procedimentos eletivos, feitos no organismo do paciente por meio de intervenções cirúrgicas.
Trata-se de uma especialidade com um amplo escopo e amplitude de tratamento, sendo que pacientes de qualquer idade podem passar por cirurgias.
A Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade, e não apenas sendo um pré-requisito para outras especialidades cirúrgicas.
No geral, as cirurgias são divididas em 3 tipos diferentes: Urgentes, de Emergência ou Eletivas.
As cirurgias urgentes são aquelas que precisam ser feitas o mais breve possível, para evitar que o paciente sofra problemas sérios de saúde. É o caso, por exemplo, de cirurgias para a remoção do apêndice, nos casos em que o paciente está com apendicite.
Nas cirurgias de emergência, a intervenção médica é feita o mais rápido possível, porque meros minutos podem impactar a vida do paciente. Um exemplo são as cirurgias que acontecem devido a hemorragias, rupturas de artérias ou mesmo traumas, que requerem cuidados imediatos. Muitas vezes, o paciente chega ao hospital e parte direto ao centro cirúrgico.
Por fim, as cirurgias eletivas são aquelas que podem melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir problemas de saúde futuros. Também são aquelas que o paciente pode aguardar tranquilamente por algumas semanas ou meses, antes que o procedimento seja feito. É o caso de cirurgias plásticas ou de cirurgias de troca ou substituição de articulações por próteses.
Uma das melhores formas de classificar a cirurgia é por meio da área do corpo onde será realizado o procedimento cirúrgico.
Entre as principais áreas da cirurgia, podemos classificar.