Aguarde, carregando...

Detalhes da Notícias

História do Hospital Nardini

História do Hospital Nardini

Publicação: 05/07/2023 11h38

O hospital é mantido com recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para cobertura de custeios relacionados ao SUS.

A unidade é referência na realização de partos de alto risco. As especialidades oferecidas no equipamento abrangem clínica médica e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e ortopedia.

  • 1985 - Encampado pelo Estado e passou por reformas.
  • 1986 - Início do funcionamento.
  • 1987 - Começa a funcionar como unidade de internação hospitalar.

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é referência regional e atende usuários dos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no ABC Paulista. Foi construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde, da Caixa Econômica Federal, por um grupo de médicos, entre eles dr. Nardini, para ser um hospital privado, mas permaneceu fechado. confira abaixo os serviços ofertados:

Patalogia cLínica

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos (como líquor, líquido sinovial, líquido ascítico, fluido seminal, etc). No Brasil a especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o nome de patologia clínica ou medicina laboratorial". Deve ser diferenciada de patologia cirúrgica ou anatomia patológica, especialidade que tem por objeto de análise os tecidos sólidos do corpo humano, geralmente obtidos por meio de biópsia.

Imagenologia

Radiologia 24 horas por dia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Tomografia

Métodos Gráficos

 Eletrocardiograma: É um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Cardiotocografia: (CTG) é um método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal. Consiste no registro gráfico da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas. É classificada em cardiotocografia anteparto (quando realizada antes do início do trabalho de parto) e intraparto. É chamada de basal quando o exame ocorre sem interferência do examinador, e estimulada quando se utilizam recursos mecânicos ou vibro-acústicos para testar a reação do feto.

Anatomia Patológica e Citopatologia

Anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos. Citopatologia é o estudo das células e suas alterações em casos patológicos. O exame citopatológico, inclusive o "preventivo ginecológico", envolve uma avaliação morfológica celular a caráter de exame complementar e determinante para a detecção por exemplo de uma pré-malignidade, que quando associado a um quadro clínico específico, permite ao médico analisar claramente o paciente e direcionar um tratamento específico.

Endoscopia, Colonoscopia, Retosigmoidoscopia e Broncoscopia

Endoscopia, significa olhar dentro. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem. A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de cânceres iniciais e diagnóstico de Cancro (tumor) avançado, mas também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes. A Retossigmoidoscopia é um exame endoscópico que examina as regiões do ânus, reto e porção final do intestino grosso. Ela é capaz de diagnosticar desde patologias simples como: hemorróidas, fissuras e fístulas até doenças mais importantes como doenças inflamatórias crônicas, pólipos e neoplasias (algum tumor). O exame pode ser complementado com biópsias, cultura de materiais e citologias, quando necessário. A Retossigmoidoscopia é rapidamente realizada, é indolor e não é necessário sedar o paciente. O preparo consiste em uma pequena lavagem intestinal realizada pelo próprio paciente algumas horas antes do exame.Broncoscopia - A endoscopia da árvore brônquica é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato respiratório objetivando o diagnóstico de patologias que porventura o acometa.

Videolaparoscopia

Técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera (vídeo) no abdômen (laparo). Para criar o espaço necessário as manobras cirúrgicas e adequada visualização das vísceras abdominais a cavidade peritonial é insuflada com gás carbônico.O instrumental cirúrgico e a endocâmera entram na cavidade através de trocaters, que são como tubos com válvulas para permitir a entrada de CO2 e dos instrumentos sem a saída de gás, que são introduzidos através de pequenas incisões na pele (i.e. 5 a 14 mm).

Realização de Partos Normais e Cirúrgicos

Vantagens do parto Normal, recuperação é rápida e não há dor pós-parto.A rápida recuperação deixa a mãe mais tranqüila, o que favorece a lactação. A alta é mais rápida, o que possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente a cada parto normal, o trabalho de parto é mais fácil do que no anterior. Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero), na eventual necessidade de uma operação, esta será mais fácil. O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual. Desvantagens do parto Normal. Possíveis danos à pelve (raro acontecer); Possíveis danos ao períneo, uretra e ânus (raro acontecer); Raríssimos casos de incontinênciaurinária e fecal; Dor no períneo, em casos de episiotomia e laceração. A maior parte dos danos ocorridos durante o parto normal é causado pela má condução do mesmo, especialmente quando são utilizadas manobras e intervenções desnecessárias, muitas das quais condenadas pela Organização Mundial de Saúde - como episiotomia ("corte"), manobra de kristeller (quando o médico ou enfermeiro pressiona a barriga para forçar a expulsão do bebê) e uso corriqueiro de ocitocina (hormônio que acelera as contrações). Um parto natural, realizado sem intervenções e preferencialmente em posição que ajude à saída do bebê (cócoras, por exemplo) dificilmente causará qualquer tipo de consequencia negativa.

 História do Hospital Nardini

Relacionados
COSAM