Aguarde, carregando...

Detalhes da Notícias

Indicativos de Saúde

Indicativos de Saúde

Publicação: 14/11/2023 09h24

Uma pessoa saudável é aquela que consegue levar uma vida equilibrada e com atenção aos cuidados com o bem-estar. Isso significa que não sente desconfortos físicos ou mentais o tempo inteiro, não precisa de atendimentos médicos de emergência com frequência, tem uma boa produtividade ao longo do dia, entre outras características. Assim, uma pessoa saudável é aquela que estabelece hábitos na rotina que ajudam a fazer com que o corpo e a mente atuem em equilíbrio. Vale destacar que essas práticas são muito importantes em qualquer estágio e condição de vida, podendo refletir também nas áreas pessoais, sociais e profissionais de um indivíduo.Se você está se perguntando se é uma pessoa saudável, veja só 5 indicativos que mostram a atenção à saúde e ao bem-estar no dia a dia!

 1. Você segue uma alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada consegue reunir nutrientes essenciais para o corpo, sem abusos. Isso significa que não deve ser restritiva e nem exagerada.Isso é importante, pois a alimentação tem o papel fundamental de nos nutrir e dar prazer.  Ou seja, comer bem é importante para a sua felicidade. Alguns sinais que indicam que a sua alimentação é equilibrada são:

  • Seus pratos têm variedade e alimentos;
  • Não pode faltar frutas, verduras e legumes no seu dia;
  • Doces, frituras e sódio são consumidos moderadamente;
  • Você respeita a sua fome e saciedade e faz suas refeições de forma mais fracionada.

2. Você pratica exercícios regularmente

Evitar comportamentos sedentários e incluir a prática regular de atividades físicas também são atitudes importantes para uma vida saudável. Se você não abre mão disso na rotina, então tem mais um hábito benéfico para a saúde. Manter o corpo mais ativo no dia a dia, aproveitando as oportunidades de se movimentar, ajuda a regular diversas funções fisiológicas, que trazem benefícios para várias áreas, desde a saúde cardiovascular até ao sistema gastrointestinal. Além disso, tomar a iniciativa de praticar exercícios físicos, como caminhada, musculação, pilates, esportes, entre outras opções, é um ponto muito positivo para quem busca uma vida saudável.

3. Você cuida da sua saúde mental

A saúde mental também não pode ficar de fora se estamos falando de um estilo de vida saudável. Praticar atividades que ajudam no relaxamento, na sensação de bem-estar e na diversão é fundamental. Junto a isso, evitar situações que provocam estresse no cotidiano, sempre que possível, e fazer acompanhamento psicológico, por meio da psicoterapia, são ações que favorecem muito os cuidados com a saúde mental.

4. Você se sente bem descansado ao acordar

Se você, na maioria dos dias, acorda com disposição e sente que descansou bem durante a noite, saiba que está no caminho certo. Afinal, o seu corpo e a sua mente estão mandando sinais de que têm boas noites de sono na rotina.Esse é um fator muito importante para cuidar da saúde física e mental. Quando você dorme, o seu corpo e a sua mente se responsabilizam por realizar processos reguladores fundamentais, como:

  • Consolidação do aprendizado;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Regulação da pressão arterial;
  • Renovação celular — importante para a revitalização da pele;
  • Liberação adequada de hormônios.

5. Você faz acompanhamento médico e realiza exames de rotina

Para saber se a sua saúde está em dia, nada melhor que realizar exames de rotina. O ideal, para um adulto, é que sejam realizados pelo menos uma vez ao ano. No entanto, com o acompanhamento médico, é possível saber a frequência ideal para o seu caso e receber todas as orientações necessárias para continuar os cuidados com a saúde.

Muitos desses indicativos estão presentes no seu dia a dia? Quanto mais esses hábitos forem adotados, maiores serão as chances de se tornar uma pessoa saudável. Sendo assim, se ainda não pratica esses cuidados, vale a pena adaptar a rotina para ter um estilo de vida mais ativo, equilibrado e consciente. Inclusive, se você precisa de ajuda com isso, inscreva-se no programa Mudança de Estilo de Vida da Medicina Preventiva, no qual você obterá orientações sobre esse tema com uma equipe multidiscilplinar de saúde!