Aguarde, carregando...

Detalhes da Notícias

O que é Cirurgia Geral?

O que é Cirurgia Geral?

Publicação: 10/11/2023 15h37

A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou deformidades. No entanto, os avanços nas técnicas cirúrgicas tornaram a definição mais complicada. Algumas vezes, para cortar tecidos, utiliza-se laser, radiação ou outras técnicas (em vez do bisturi), e as lesões podem ser fechadas sem sutura.
No tratamento médico moderno, a distinção entre um procedimento cirúrgico e um procedimento médico (normalmente considerado um procedimento que não envolve o corte ou a sutura de tecido) nem sempre é fácil. No entanto, fazer essa distinção não é importante, desde que o médico que faça o procedimento seja bem treinado e experiente.
A cirurgia é uma área extensa de cuidados, que inclui muitas técnicas diferentes. Em alguns procedimentos cirúrgicos, o tecido, como um abscesso ou um tumor, é removido. Em outros procedimentos, bloqueios são abertos. Em outros procedimentos ainda, artérias e veias são conectadas em novos locais para fornecer fluxo sanguíneo adicional para áreas que não o recebem em quantidade suficiente.
Em outro procedimento cirúrgico chamado transplante, órgãos, como pele, rim ou fígado, podem ser removidos do corpo e, em seguida, transferidos de volta ao mesmo corpo (por exemplo, com pele) ou em um corpo diferente.
Os enxertos, algumas vezes feitos de materiais artificiais, podem ser implantados para substituir vasos sanguíneos ou tecido conjuntivo, e barras metálicas podem ser inseridas no osso para estabilizar ou substituir fragmentos partidos.
Um diagnóstico algumas vezes é realizado por meio de uma cirurgia. Uma biópsia, na qual um pedaço de tecido é removido para exame em um microscópio, é o tipo mais comum de cirurgia de diagnóstico. Em alguns casos urgentes, em que não há tempo para exames de diagnóstico, a cirurgia é usada para o diagnóstico e tratamento. Por exemplo, pode ser necessária uma cirurgia para identificar e reparar rapidamente os órgãos com hemorragia devido a ferimentos por arma de fogo ou acidente de veículo.

A urgência da cirurgia normalmente é descrita por três categorias:


A cirurgia de emergência, como aquela necessária para a interrupção rápida de uma hemorragia interna, é realizada assim que possível, pois alguns minutos podem fazer a diferença.
A cirurgia urgente, como a retirada de um apêndice inflamado, deve ser realizada no prazo de horas.
A cirurgia eletiva, por sua vez, como no caso da substituição de uma articulação do joelho, pode ser adiada durante algum tempo até que se tenha feito tudo para otimizar as possibilidades de êxito durante e depois do procedimento cirúrgico.
Cirurgia cosmética
A cirurgia cosmética é um tipo de cirurgia eletiva que é focada na melhora da aparência.
A cirurgia cosmética envolve uma grande variedade de operações, por exemplo
Ritidectomia: Remoção de rugas da face e pescoço
Abdominoplastia: Remoção de gordura e excesso de pele da área abdominal
Mamoplastia: Aumento ou redução do tamanho das mamas
Cirurgia de substituição do cabelo: Recuperação do cabelo do couro cabeludo
Mandibuloplastia: Alteração do aspecto da mandíbula
Blefaroplastia: Alteração do aspecto dos olhos
Rinoplastia: Alteração do aspecto do nariz
Lipossucção: Remoção da gordura corporal
Escleroterapia: Eliminação de veias varicosas
A pessoa deve escolher um médico que atenda aos padrões médicos de prática da especialidade (certificação) e com ampla experiência na operação.
Para se obter os melhores resultados, é necessário que o paciente siga à risca as instruções do pós-operatório, portanto, a cirurgia cosmética é recomendada somente para pessoas altamente motivadas.
Embora a cirurgia cosmética seja popular e tentadora, ela é cara e tem riscos, incluindo graves riscos para a saúde, assim como a possibilidade de que o aspecto final possa ser menos agradável para a pessoa do que era originalmente.
 

Relacionados