Aguarde, carregando...

Detalhes da Notícias

Humanização

Humanização

Publicação: 06/07/2023 12h52

Articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, melhorando os ambientes de cuidado e as condições de trabalho dos profissionais. Essa é a principal meta da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS), instituída em 2003, pelo Ministério da Saúde.

Princípios base da Política de Humanização:

  • Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização.
  • Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.
  • Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.
  • Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.
  • Utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão na construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos.

ATIVIDADES DE HUMANIZAÇÃO NO HOSPITAL

O trabalho voluntário, promoção do voluntariado e apoio aos voluntários estão enquadrados pela Lei do Voluntariado – Lei n.º 71/98, de 3/11. Voluntariado social é o conjunto de ações de interesse que sejam realizadas de forma desinteressada e integrada no âmbito de instituições públicas ou privadas, ao serviço das pessoas e da comunidade, sem qualquer fim lucrativo.

Considerando a importância do serviço de voluntários e seu compromisso e dedicação aos nossos clientes, propondo sua atuação em conjunto com as equipes de enfermagem, serviço social, orientadores, consolidando a parceria, prestando suporte a todos que necessitam.

Voluntario Social: O voluntário é toda a pessoa que, de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas competências próprias e com o seu tempo disponível, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma instituição que o promova.

Voluntario Técnico: Desenvolver, fomentar e executar ações de enfermagem.

Responsável: Maria Bernardete Luna Dorta (11) 4547-6925

Capelania Católica

Missas:

Todo dia 11 e na 4º quarta-feira do mês. Local: Capela do Hospital Nardini no segundo andar do hospital.

Resumo das atividades:

A Pastoral da Saúde Católica segue o mandamento de Jesus: “estive doente e fostes me visitar”. É uma das atividades que estão presentes na Igreja desde o seu início.A Pastoral da Saúde Católica do Hospital Nardini realiza visitas aos doentes, levando conforto a eles e às famílias. Em suas visitas, os agentes rezam com os enfermos e com a equipe de enfermagem. A Pastoral da Saúde Católica organiza as missas realizadas semanalmente e se faz presente em todos os momentos da vida social do hospital: Páscoa, Natal, Dia do Enfermo, entre outros.

Equipe:

Coordenação Geral da Pastoral da Saúde Católica: Pe. Alexandre

Capelania Evangélica

O Hospital Nardini implantou o Serviço de Capelania Hospitalar Evangélica, com o objetivo de assistir espiritualmente aos pacientes hospitalizados, que assim desejarem, estendendo-se aos seus familiares e também aos profissionais da saúde.

O Serviço de Capelania Hospitalar Evangélica, é coordenado pelo Pr. Israel.